Artigo escrito por William Gomes – Líder técnico da Cloud Target.
Um ataque de negação de serviço, ou simplesmente DDoS, é um ataque com objetivo de consumir recursos computacionais até que estes fiquem indisponíveis, tornando um serviço lento ou inacessível. Este tipo de ataque sozinho não é considerado um tipo de invasão, pois no geral é utilizado contra serviços publicados para Internet, como sites web.
Companhias de segurança ao redor do mundo têm noticiado que desde o início da Covid-19, ataques DDoS tem ganhado destaque, com números crescentes e relatos de “resgate” onde o hacker impõe uma transferência de valores para interromper o ataque.
Os gráficos a seguir apresentam a retrospectiva de ataques DDoS observados e mitigados pelo serviço de Proteção DDoS do Azure (Azure DDoS Protection).
Número de ataques
O gráfico a seguir apresenta uma média de 1392 ataques por dia, contra recursos publicados e protegidos pelo Azure. Comparado com o mesmo período do ano anterior, houve um crescimento de 25%.
Duração
Nota-se que a grande maioria dos ataques são de baixa duração, com menos de 1 hora, consequência de serviços de proteção identificarem os vetores de ataque e mitigá-los, como resultado do ataque ineficiente, hackers tendem a buscar novos alvos.

Como se proteger de ataques DDoS?
Os serviços de Proteção DDoS do Azure provêm uma proteção de custo-efetivo, garantido pela rede global da Microsoft, eliminado o tráfego da borda da rede, evitando que o ataque cause indisponibilidade aos serviços e caso seja um ataque de volume significativo, o serviço faz a escalada global da rede para proteção na origem do ataque.
A confiabilidade e credibilidade de sua companhia não tem preço.
Quer ter mais informações sobre segurança e de como se proteger desses e outros cyber ataques? Agende agora uma conversa com nossos especialistas e obtenha detalhes de como seus workloads podem ser beneficiados pela proteção DDoS do Azure.